Ecoendoscopia

Ecoendoscopia

A ecoendoscopia (EE), também conhecida como endossonografia ou ultrassom endoscópico, surgiu da fusão de dois dos principais métodos usados na gastroenterologia: a endoscopia digestiva alta (EDA) e o ultra-som transabdominal (US). Ao acoplar um transdutor ecográfico na extremidade distal de um endoscópio tornou-se possível o exame pormenorizado de órgãos ou regiões pouco acessíveis a outros métodos de imagem como o pâncreas, a porção distal do colédoco e a papila. Além disso, a utilização de transdutores de alta freqüência (>20 MHz) permite o estudo detalhado das diversas camadas da parede (mucosa, muscular da mucosa, submucosa, muscular própria e serosa) do esôfago, estômago, duodeno e reto, o que não e possível com a EDA, o US, a tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM).

INDICAÇÕES DA ECOENDOSCOPIA

Dividem-se as indicações em:

a) Diagnósticas: Estádio do câncer de esôfago, gástrico, biliopancreático e retal. No diagnóstico etiológico das lesões subepteliais e biliopancreáticas através do uso da punção aspirativa com agulha fina (PAAF) e
b) Terapêuticas: Drenagem de cistos pancreáticos, abscesso pós-operatórios intra-abdominais e pélvicos, necrosectomias, drenagem biliopancreática e neurólise do plexo celíaco.
a) Diagnósticas:
Estadiamento ultrassonográfico (u), extensão do tumor primário (T), metástase em linfonodo regional (N), metástase à distância (M) das Neoplasiaas do sistema Digestório.

Ao procurar por serviços médicos que ofereçam ecoendoscopia, sua melhor escolha será a Urgegastro, Clínica Médica localizada em Porto Alegre, sob a responsabilidade do Dr. Nelson Coelho, gastroenterologista com larga experiência na prática médica e nos procedimentos relacionados à especialidade.

Comentários